January 6, 2017

Biografia

Richard W. Sanchez é brasileiro, carioca, naturalizado cidadão americano.

Mora no Condado de Miami-Dade desde 1991, sendo no Doral desde 1995. 

No Brasil é formado em Administração de Empresas, com diversos cursos de propaganda, marketing, vendas na FGV e Escola Superior de Propaganda e Marketing, fora outros cursos de comércio exterior na Funcex.

Foi auditor da Price Waterhouse, empresário da área de representação comercial e master franqueador de uma marca de cosmético na área do Sudeste.

Nos USA, no início da sua longa caminhada, foi exportador e importador de diversos produtos sempre negociando com o Brasil enquanto trabalhava para terceiros.

Com o passar do tempo, conforme foi se especializando foi segmentando suas atividades. Se tornou importador e distribuidor exclusivo dos óculos do SENNA, sendo responsável por toda estratégia de marketing, vendas e distribuição. Seu nome foi divulgado nas maiores revistas óticas americana como 20/20, Eyewear Magazine e Vision Today. Sua agressividade mercadológica chegou ao ponto de trocar carta com David Letterman, um dos maiores “talk show host” dos Estados Unidos, quando o mesmo usou uma camisa do SENNA por mais de 10 minutos no quadro David Talks to Kids durante um dos seus programas, essa conquista aconteceu antes da internet e social media!

De 1999 à 2000 foi presidente da ADHONEP no capítulo de Miami. Nessa oportunidade mostrou sua liderança e carisma entre o empresariado brasileiro no Sul da Flórida. Logo depois essa experiência tornou-se membro de uma igreja americana local, onde continua até a presente data servindo junto com a sua família, exercitando Romanos 1:16.

Atuou no mercado de móveis entre Brasil e Estados Unidos. Trazendo já na sua bagagem sua profunda experiência de distribuição, onde costuma dizer que atacado é sua paixão, igualmente foi reconhecido diversas vezes pela maior revista moveleira americana que é a Furniture Today com comentários e entrevistas. Igualmente foi convidado para dar palestra na ABIMAD e FENAVEM sobre como vender móveis no mercado americano. Ainda no segmento moveleiro, escreveu diversas matérias para o Portal Moveleiro, Revista Brasil Comex, o site Netmarinha dentre outros.

Recentemente abriu um serviço de vendas de compra e vendas de aeronaves chamado www.helimiami.com , onde o maior objetivo é atender a demanda do mercado brasileiro. O espírito de excelência apresentado nesse serviço o fez ser reconhecido pela marca de helicóptero Rotorway , líder mundial no segmento de helicóptero experimental, para ser seus “olhos” no Brasil, onde se tornou representante exclusivo por uns anos. Responsável por refazer a marca no Brasil, depois de muito investimento,  várias visitas a fábrica, viagens ao redor dos Estados Unidos participando de vários tradeshows,  viagens ao Brasil, deixou a mesma com um potencial de mais de 70 compradores em potencial para a nova geração. Pelo seu entusiasmo e dedicação, é tido como um dos responsáveis pela mudança de mentalidade do brasileiro em relação ao mercado de aviação experimental.

Palestrante no evento Brazil Road Show que aconteceu no MFZ – Miami Free Zone e foi organizado pelo U.S. Commercial Service.

No âmbito comunitário, foi co-fundador do grupo empresarial chamado BMA – Brazilian Marketing Annex que era um grupo de negócios “anexo” à Câmara de Comércio da Cidade do Doral, DCC – Doral Chamber of Commerce. Devido ao trabalho e dedicação a esse capítulo, onde palestrantes de peso do cenário de comércio internacional falaram todos os meses por mais de 3 anos, o mesmo teve apoio governamental como a Cidade do Doral, Estado da Flórida e o Departamento de Comércio Americano.

A exposição do seu trabalho, as conexões desenvolvidas ao longo do tempo, junto com o profundo conhecimento do American Way of Doing Business tem o feito ser convidado dentre outras palestras, a participar como panelista na School of Business na UM – Universidade de Miami para a FGV – Fundação Getúlio Vargas e na Associação de Corretores de Imóveis de Miami, MIARE – Miami Realtors Association que é maior associação de corretores de imóveis dos Estados Unidos.

Falou como “guest speaker” no College of Business Administration da FIU – Florida International University, para os alunos a nível de MBA da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em outra ocasião para os alunos da SIPA – School of International Public Affairs, também na FIU – Florida International University. Sua última agenda como palestrante foi na Universidade Millennia Atlantic University.

Possui várias matérias publicadas no Brasil e nos Estados Unidos, é blogger escrevendo com assiduidade para três blogs.

www.diretodosusa.blogspot.com sobre dicas e negócios com os Estados Unidos.
www.helimiami.blogspot.com (151 posts de 2009`a 2016) sobre o mercado de aviação em geral; seja para aquisição de helicóptero ou avião. ou qualquer outra dica de mercado.
www.compradeimovelemmiamiflorida.blogspot.com sobre o mercado imobiliário americano ou de Miami. Dicas práticas e bem diretas para proteger o investidor brasileiro que sonha em comprar imóvel, morar e/ou investir na Flórida, seja através do visto de residente EB-5 ou não.

Além de suas atividades empresariais, foi o fundador e presidente da U.S.-Brazil Chamber of Commerce, Inc na cidade do Doral, na Flórida.  Devido ao estrondoso sucesso dessa câmara de comércio em menos de 1 ano de existência, ela foi forçada a cessar suas operações, devido ao uso do nome “chamber of commerce” ou “câmara de comércio”. Um situação triste mas verdadeira. Aos interessados, clicar no link acima.

Em outubro de 2015, representando a comunidade brasileira no Sul da Flórida, foi convidado pela prefeitura da Cidade de Doral a participar de uma mesa redonda, onde discutiu assuntos de imigração que impactavam a cidade. Relatório esse que foi enviado à Casa Branca.

Foi co-host do programa de rádio U.S. Brazil Biz Talk sobre negócios entre os Estados Unidos e Brasil, junto com o premiado e personalidade de rádio Pete de La Torre. Favor checar link para http://www.petebizradio.com/usbrazilbiztalk para maior entendimento.

Do ponto de vista de rede social, tem sido muito ativo no seu Canal de Consultoria e Negócios no You Tube, dando dicas e informações a todos os brasileiros que sonham em imigrar e/ou fazer negócios com os Estados Unidos.

Primeiro brasileiro graduado da Academia do Cidadão / Citizen Academy da Cidade do Doral em abril de 2016.

Palestrou via Face Time para a UFF – Universidade Federal Fluminense.